vista-panoramica-florença

Florença: o que fazer na cidade em 1 dia

Considerada o berço do Renascimento, Florença está localizada na província da Toscana italiana. É a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, e cenário de diversas obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e Donatello.

A cidade é muito charmosa e inspira arte, com diversas obras espalhadas por suas ruas e praças. Não para menos suas ruas estão sempre cheias de turistas explorando cada canto da cidade.

Confira neste post dicas dos principais lugares para incluir em um roteiro de 1 dia pela cidade. Claro que o ideal seria ter mais tempo para explorar Florença com calma, mas caso seu tempo esteja curto, confira essas dicas.

Catedral Santa Maria del Fiore – Duomo

Também conhecida como Duomo de Florença, a Catedral de Santa Maria del Fiore (Santa Maria das Flores) é a quinta maior igreja da Europa.

Sua construção ocorreu de 1296 a 1368, com projeto de Arnolfo di Cambio. Já a cúpula foi concluída em 1436, ano em que foi consagrada pelo Papa Eugênio IV.

santa-maria-del-fiore
A grandiosidade da catedral impressiona

A cúpula chama a atenção por sua grandiosidade, com 114 metros de altura por 45 metros de diâmetro. Assim, pode ser vista em destaque dos pontos mais altos da cidade. É possível subir a cúpula, só tem que ser forte para encarar os 463 degraus estreitos.

Geralmente há filas para visitar a catedral e o duomo. Uma opção é comprar o ingresso único, no valor de 18 euros, que vale 24h e inclui a visita na catedral, batistério, campanário, cripta, museu e a subida na cúpula. Com esse ingresso você evita filas, mas deve agendar o horário de subida na cúpula.

detalhes-catedral-duomo-florença
A fachada da catedral tem muitos detalhes…e muita gente também…

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio (Ponte Velha), é a ponte em pedra mais antiga da Europa e situa-se sobre o rio Arno. Acredita-se que a mesma já existia na Roma Antiga, feita em madeira. Após ser destruída por cheias do rio em 1333, foi reconstruída em pedra no ano de 1345.

ponte-vecchio
Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio foi a única não destruída na cidade durante a Segunda Guerra Mundial, preservando seu 3 arcos até hoje.

Sobre a ponte há várias casas suspensas, hoje ocupadas basicamente por joalherias e ourives. Por muito tempo costumava ficar lotada de cadeados de casais apaixonados. A prática ainda acontece, mas com frequência os cadeados são removidos pelas autoridades para evitar danos a estrutura.

casas-suspensas-ponte-vecchio
As joalherias sobre a ponte

Basilica di Santa Croce

A Basílica di Santa Croce (Santa Cruz) é a maior igreja franciscana do mundo. É considerada o panteão de Florença, pois ali se encontram quase 300 tumbas, que incluem figuras ilustres como Michelangelo, Galileo Galilei e Maquiavel.

basilica-di-santa-croce
Basilica de Santa Croce

A igreja está localizada na Piazza di Santa Croce e teve sua construção iniciada em 1294, sendo consagrada pelo Papa em 1442.

O ingresso para a visita custa 8 euros. O horário de funcionamento é das 9:30 às 17h, de segunda a sábado; e das 14 às 17h aos domingos.

Piazzale de Michelangelo

A Piazzale Michelangelo é uma Praça localizada em local estratégico que permite uma vista panorâmica de Florença. Na praça, construída em 1869, há uma réplica em bronze do Davi de Michelangelo.

Ali você também encontra banheiros e uma cafeteria onde pode sentar para apreciar a vista.

vista-piazzale-michelangelo-florença
A vista da cidade é linda

Piazza della Signoria

É o centro do poder civil e o coração da vida social da cidade. Possui vários monumentos em seu entorno, além de restaurantes e diversas lojas.

A construção que se destaca na praça é o Palazzo Vecchio, concluído em 1314 e atualmente sede da prefeitura de Florença. Em seu interior também há um museu com diversas obras, incluindo uma réplica do Davi de Michelangelo na entrada.

palazzo-vecchio
O Palazzo Vecchio se destaca na praça

Outros destaques na praça são a fonte de Netuno e a Loggia dei Lanzi, uma pequena galeria a céu aberto com diversas estátuas.

Piazza della Repubblica

Outra importante praça de Florença é a Piazza della Repubblica. No local situava-se o Fórum da cidade na época do Império Romano. Ali localiza-se a Colonna dell’Abbondanza (Coluna da abundância) que marca onde encontrava-se o Fórum romano.

Na época medieval, o entorno da praça era muito movimentado, com muitos mercados e tabernas. No século XVIII a praça foi reestruturada, retirando-se tais mercados dali.

arco-do-triunfo-piazza-reppublica
O Arco do Triunfo e o famoso carrossel da praça

Hoje a praça possui diversos cafés e apresentações de artistas de rua. No prédio do Arco do Triunfo localiza-se o Correio Central. Também há um carrossel no meio da praça para a alegria das crianças (e também dos adultos).

Comer pasta e gelato italiano

Certamente algo que você não pode deixar de fazer, mesmo que só fique um dia em Florença, é provar as fantásticas massas frescas locais e um típico gelato italiano.

Procure algum restaurante na cidade que sirva as massas frescas da Itália, elas são maravilhosas. Se estiver com amigos a dica é pedir várias e dividir para poder provar diferentes sabores. E claro, harmonize com um bom vinho.

De sobremesa prove um gelato italiano. Há várias gelaterias pela cidade, então é bem fácil de encontrar.

Creio que estes sejam os principais pontos turísticos da cidade. E você, tem mais dicas sobre essa linda cidade? Deixe aqui seus comentários.

Vai ficar mais tempo na cidade e precisa de hospedagem? Procure AQUI o hotel ideal para você.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *