pompeia-italia

Pompeia – Itália: como visitar o sítio arqueológico

Pompeia, na Itália, foi uma das cidades do Império Romano, fundada entre os séculos VI e VII a.C. A antiga cidade foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio ocorrida no ano 79, erupção esta que ocasionou uma chuva de cinzas sob a qual a cidade ficou escondida.

A cidade só foi reencontrada ao acaso no ano de 1748. Iniciaram-se escavações, onde constatou-se que toda a cinza e lama advindos do vulcão preservaram as construções e objetos. Além disso, encontraram os corpos petrificados na mesma posição do dia de sua morte.

ruas-antiga-pompeia
Depois de tanto tempo as antigas ruas da cidade ainda estão intactas…

Com o prosseguir das escavações, ali formou-se um grande sítio arqueológico, onde se pode ter ideia da rotina de vida nos tempos do Império. Pompeia é classificada como patrimônio mundial pela UNESCO, sendo uma das atrações mais visitadas da Itália.

Como chegar a Pompeia saindo de Nápoles (Itália)

Pompeia está situada a cerca de 22km de Nápoles, sendo uma boa opção de bate e volta de 1 dia, caso não vá se hospedar na própria cidade.

É muito fácil chegar ao sítio arqueológico a partir de Nápoles. Você pode pegar um trem saindo da Estação Napoli-Garibaldi no centro da cidade. Ali você deve seguir as placas para a linha Circumvesuviana, que liga Nápoles a Sorrento (confira os horários AQUI).

templo-de-apollo-pompeia
As ruínas do templo de Apollo

Você irá descer na estação Pompeii Scavi – Villa del Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico. A viagem dura quase 1h e custa 2,80 euros o trecho. Só não espere conforto, pois trata-se de uma linha utilizada pelos trabalhadores locais, então costuma ficar lotada e é bem possível que você viaje de pé.

As outras opções de transporte são: contratar um tour com uma agência, alugar um carro ou utilizar táxi (o que não recomendo pois querem te cobrar valores absurdamente caros).

Desbravando Pompeia

Ao descer do trem, procure a bilheteria principal (Porta Marina) para comprar o seu ingresso (custa 15 euros). Ao comprar o seu ingresso, peça um mapa do sítio arqueológico. Também é possível encontrar serviço de audioguia e visitas guiadas nesta entrada.

O sítio é extenso, então reserve no mínimo um turno para sua visita. Para ver tudo com muita calma talvez seja necessário 1 dia.

Durante a visita você verá diversas construções, estátuas e fontes, em níveis variados de conservação. São antigas moradias, templos, palácios, teatros, etc. Também há alguns locais com objetos encontrados nas escavações, e até mesmo alimentos, como pães e bolos carbonizados, conservados até hoje.

Em alguns pontos do sítio você verá os corpos petrificados. Mas não crie muita expectativa, eles ficam dentro de caixas de vidro. Não é possível tocá-los.

corpos-petrificados-pompeia
Os corpos petrificados

Em uma da áreas do sítio fica o Anfiteatro, construído em 70 a.C. e com capacidade para 20 mil espectadores. Ali, assim como no Coliseu, ocorriam batalhas de gladiadores. Há inclusive uma área com exposição de fotos e vídeos da gravação do documentário Pink Floyd – Live at Pompeii, gravado pela banda nas ruínas em 1972.

anfiteatro-pompeia
O anfiteatro…muito semelhante ao Coliseu

Para dicas sobre Roma veja o post: O que fazer em Roma.

O que mais impressiona enquanto você anda pelo local é que as ruas ainda são as originais de antes da ocorrência da erupção. Algumas construções também preservam afrescos originais. É muito fácil de imaginar como era a rotina da antiga cidade ao andar por suas ruínas.

O lugar exala história, tanto que é muito comum ver excursões escolares pelo sítio, numa típica aula in loco (aliás algo bem comum em toda a Europa).

Então faça seu planejamento e reserve um tempo do seu roteiro para conhecer este lugar impressionante.

Ingressos e informações

Para maiores informações visite o site do sítio arqueológico.

Horário de funcionamento: De 01 de abril a 31 de outubro: segunda a sexta das 9h às 19:30h; sábados e domingos das 8:30h às 19:30h (última entrada às 18h). De 01 de novembro a 31 de março: segunda a sexta das 9h às 15:30h; sábado e domingo das 8:30h às 17h (última entrada às 15:30h).
Ingresso: 15 euros.

Não esqueça de fazer o seu seguro viagem. Clique AQUI, e na compra do seu seguro utilize o código TRAVELDREAMS5 para ganhar 5% de desconto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *